Café Cubano é uma coleção cativante que irá transportar o ouvinte até os charmosos cafés dessa ilha caribenha tão rica musicalmente. O álbum apresenta uma seleção de músicos excepcionais que incorporaram as diversas tradições musicais cubanas e diferentes estilos em suas músicas. Várias canções apresentam influências do movimento "nueva trova", na qual poesia lírica junta-se à tradição folk Panamericana. Outros permanecem fiéis às guajiras, aos boleros românticos e aos sons tradicionais. A música cubana tem raízes nas melodias europeias e ritmos africanos, oferecendo um blend inspirador da interação entre essas culturas diversas. Vale a pena conferir.
O Buena Vista Social Club é um projeto idealizado por Ry Cooder, que reuniu os maiores nomes da velha guarda da música afro-cubana. Dentre os participantes do projeto, destaca-se a presença do cantor Ibrahim Ferrer, do violonista e cantor Compay Segundo e do excelente pianista Rubén González. O cd teve receptividade muito maior do que a esperada, tornando-se best-seller em pouco tempo e rendendo shows em vários países onde subitamente criou-se um interesse pela música cubana.
Este disco também teve boa repercussão para todos que fizeram parte do trabalho, rendendo um álbum solo de Rubén González, outro de Compay Segundo e um terceiro, produzido por Ry Cooder, de Ibrahim Ferrer, que foi, de longe, o membro do Buena Vista Social Club que obteve maior sucesso com o público.
O disco é um misto de salsa cubana, boleros e alguns outros ritmos naturais da própria Cuba. Algumas das músicas são reedições de antigos sucessos cubanos que ganharam nova roupagem na produção de Ry Cooder.
O disco começa com Chan Chan, um belo bolero de andamento mais lento e vozes abertas por Compay Segundo e Eliades Ochoa Bustamante. Ry Cooder dá um ar americano à música com a inserção de uma guitarra gravada com um slide, assemelhando-se um pouco à guitarra havaiana. É uma daquelas músicas simplesmente perfeitas para uma boa dança a dois. Um grande destaque da música fica por conta do trompetista Manuel “El Guajiro” Mirabal, que faz lindo solo.
De Camino a la Vereda é a música que dá sequência ao disco e tem a voz principal cantada por Ibrahim Ferrer. É uma bela cumbia de ritmo alegre, em que destaca-se um alaúde que vem pela tangente, fazendo uma linha secundária e também percebe-se que Manuel “El Guajiro” Mirabal é dotado de um excelente senso melódico, conseguindo se encaixar muito bem nesta música.
O disco é, com extrema certeza, um dos que VALE COMPRAR, assim como vale procurar pelo DVD, onde é possível ver trechos de apresentações, depoimentos e conhecer os rostos daqueles que participaram do projeto, com certeza um ótimo documentário. Segue abaixo o comentário do Terra para o documentário:
“O documentário nasceu da amizade entre Win Wenders e o músico Ry Cooder (autor de várias trilhas sonoras do cineasta alemão). Quando os dois se encontraram para finalizar a trilha de O Fim da Violência, Ry estava entusiasmado com o encontro com velhos músicos cubanos, alguns dos quais já esquecidos. Pouco depois, o CD Buena Vista Social Club foi lançado com grande sucesso. Com uma câmera digital na mão e uma pequena equipe, Wenders acompanhou em 1998 a volta de Ry Cooder à Havana e registrou a performance dos músicos no estúdio, além de recuperar histórias de vida em Havana. A filmagem seguiu em Amsterdã e em Nova York com apresentações de sucesso do Buena Vista Social Club. Indicado ao Oscar 2000 de melhor documentário, só não levou o prêmio porque estava concorrendo com um favorito: o documentário Um Dia em Setembro de Kevin MacDonald (uma impressionante reconstituição do massacre de atletas israelenses nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972).”